domingo, 7 de março de 2010

Declaração de Apoio da JPS-Lages ao Vereador Marcius Machado

Com tristeza e indignação a JPS-Lages tem acompanhado os últimos acontecimentos no que concerne ao cancelamento e retorno da 22ª Festa Nacional do Pinhão, realizado pelo prefeito da cidade de Lages Renato Nunez de Oliveira. Pesar não pela atitude politiqueira do prefeito que objetivou desestabilizar e difamar a oposição na câmara de vereadores, em especial o vereador Marcius Machado, pois haviam outras soluções para dar continuidade ao processo da festa, como a suplementação orçamentária. Esta ação já podíamos esperar, pois a cultura política de nossos líderes é cada um puxar o tapete do outro, e não crescerem juntos; o que não esperávamos foi a total falta de escrúpulos de parte da imprensa da cidade de Lages, que é marrom e boca comprada, onde com palavras como “piscinão”, os jornais aproveitaram pra aumentar as suas tiragens, os sites e blogueiros o número de acessos, enfim, todos falando o que bem entendiam sem a mínima vontade de esclarecer os fatos; pelo contrário, todos queriam embaralhar as cartas e ver o circo pegar fogo para se promoverem. A imparcialidade foi deixada de lado quando os lucros da imprensa com a festa foram ameaçados.
É preciso refletir com isso: depois da prova da falta de caráter deste pessoal, será que devemos nos engajar na luta pela justiça? Será que eles representam a maior parte do povo lageano? Será que a influência deles é tanta que, o novo e revolucionário, a mudança verdadeira, serão sempre destruídos pelas velhas oligarquias que compram opiniões? Como diz o poeta Renato Russo, “...quando querem transformar dignidade em doença, inteligência em traição, estupidez em recompensa, esperança em maldição...”, que devemos fazer? Devemos nos encolher em nossas tocas? NÃO COMPANHEIROS, esta é a solução dos que não têm convicção das suas idéias e este, não é o nosso caso. Este pessoal apenas representa a eles mesmos, e o fato de a população carente não poder ir à Festa do Pinhão pelos altos preços dos ingressos e da comida, limitou a sua influência. Não podemos nos enfraquecer por não conseguirmos entender os sentimentos humanos; devemos sim, aprender com as experiências e tentar ultrapassar as dificuldades, a exemplo do nosso Vereador Marcius Machado, que mesmo sob recuperação de uma cirurgia na garganta vem efetuando sistematicamente sua defesa por meio da internet. Este é o espelho que necessitamos, pois segundo o professor de Karatê tradicional estilo Shotokan de nossa cidade, Nelson Cardoso, “realizar um grande feito é como o caminho para se chegar a faixa preta: somente os loucos e obstinados conseguem”; certamente seremos taxados de loucos pelas pessoas atrasadas, mas a nossa obstinação terá de prevalecer frente aos ataques que, por sermos justos, certamente iremos sofrer.
Ademais devemos agora ser rigorosos quanto a fiscalização dos gastos da festa, criando uma comissão na câmara para acompanhá-los de perto, pois 3 milhões e 900 mil é muito dinheiro para uma festa que não dá lucro, se compararmos com a Festa da Maçã que é muito lucrativa, onde este ano destinou-se 700 mil reais mais o patrocínio que o prefeito Nérito conseguir alcançar. A questão de uma tarifa especial para os moradores da cidade e a entrada gratuita para quem estiver trajado com a roupa tradicionalista também deverá ser abordada no sentido de justificar a realização desta festa que, em tese, é também para os lageanos. Neste sentido incluímos também a necessidade de promover a cultura e produção serrana dentro da festa, com a volta de gineteadas, exibição da carne do gado serrano, o incentivo a produção de pinhão para termos de fato esta semente no evento, resgate da gastronomia verdadeiramente típica da nossa terra e não entreveiros feitos por baianos (com todo respeito a este povo). Enfim, inverter a cultura burguesa, a monopolização do espaço pelos playboys e patricinhas, o distanciamento das tradições e da cultura serranas.
Aproveitamos para declarar oficialmente através deste documento, que o vereador Marcius Machado é o representante da Juventude Popular Socialista de Lages no parlamento desta cidade.

VEREADOR MARCIUS MACHADO, A JPS-LAGES ACOMPANHA A SUA MILITÂNCIA E POR ISSO APOIA VOCÊ!

Nenhum comentário:

Postar um comentário